Cotidiano

Prefeito de Uruguaiana é preso por posse de armas de uso restrito

Durante uma operação do Ministério Público nesta quarta-feira (21), o atual prefeito de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB), foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Foram encontradas com o político nove armas, inclusive algumas de uso restrito das forças policiais.

Schneider foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de Uruguaiana, onde está detido. Além disso, o MP investiga possível desvio de dinheiro público para a campanha malsucedida de reeleição do político.

A prisão ocorreu na tarde desta quarta, enquanto a Procuradoria de Prefeitos do Ministério Público, em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Siscrim (Sistema de Investigações Criminais) cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em investigações do possível esquema de desvio de verbas públicas para a campanha à reeleição do atual prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider.

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Uruguaiana (no gabinete do prefeito, em residências e outros órgãos municipais), e três em empresas de Porto Alegre.

As investigações são relativas à possível fraude em uma licitação para beneficiar uma empresa que possibilitaria o desvio de valores de contratos para a campanha. Ainda, existe a suspeita de que uma entidade foi criada para subsidiar financeiramente a campanha através do desconto – autorizado – de valores de servidores comissionados. Oito pessoas, incluindo o prefeito preso, são investigadas.