Prefeito de Porto Alegre decreta situação de emergência no município

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, decretou no início da tarde deste domingo (18) situação de emergência na Capital devido às chuvas e o temporal de quarta-feira.
A situação na cidade, segundo Fortunati, é “catastrófica”, com múltiplos danos, em especial na região das Ilhas do Guaíba, alagadas devido à cheia do lago e no bairro Humaitá, o mais afetado pelo temporal de vento e granizo que destelhou inúmeras casas.
Ele afirmou que ainda há riscos para a cidade, segundo previsão de mais chuvas e ventos fortes para a próxima terça-feira (20).

Confira a íntegra da nota

“Considerando o resultado catastrófico do vendaval da última quarta feira que atingiu toda a cidade alagando escolas, destruindo postos de saúde, destelhando casas e outros prejuízos;
Considerando que, com o aumento do nível das águas do Guaíba, as populações carentes das Ilhas e do bairro Humaitá estão sendo mais atingidas ainda;
Considerando que existe previsão de mais chuvas e ventos fortes para a próxima terça feira, 20:
Estou decretando estado de emergência para todo o município de Porto Alegre.
As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre e do estado estão fazendo o levantamento de todos os danos já sofridos para serem apresentados aos governos federal e estadual, para a devida formalização.
José Fortunati
Prefeito de Porto Alegre