Desde esta segunda-feira (27) os usuários da linha de ônibus T12 da Carris já podem testar através do www.portoalegre.rs.gov.br/t12comgps o projeto piloto de implantação do sistema GPS nos 15 coletivos da linha que já estão operando com os equipamentos. Pela internet é possível acompanhar os dados dos veículos e as imagens de rastreamento da frota. Para acessar as rotas, basta clicar na linha T12 no site e, no canto superior à esquerda da tela, clicar no ícone mapa.
Os dados que estarão no site também serão disponibilizados através do Moovit, que é um planejador de viagens, e oferece informações em tempo real dos diferentes meios de transporte da cidade. O aplicativo incluirá, em forma de teste, a linha T12 da Carris. O Moovit é gratuito e está disponível para baixar em iPhone, Android e web app.
Além da T12, mais quatro linhas de ônibus deverão receber GPS nas próximas semanas. As linhas ainda serão definidas. Também de forma experimental, quatro diferentes plataformas digitais irão disponibilizar as informações das linhas.
A iniciativa servirá para melhorar a gestão do transporte coletivo de Porto Alegre. O projeto-piloto tem o objetivo de alcançar todas as linhas da Capital. As informações são obtidas pelos GPS instalados nos ônibus a cada seis segundos e armazenadas a cada 30 segundos. Esses dados serão gerenciados pela Procempa, através da sala Big Data, onde armazenará e controlará as informações referentes à mobilidade urbana. No local, os engenheiros de tráfego da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e cientistas de dados da Procempa farão a análise estatística.
Outras centrais também receberão as informações do GPS, como as garagens das empresas de ônibus, para fazer a operação diária. Além do Ceic (Centro Integrado de Comando e Controle), onde será possível traçar estratégias de gestão de crise, assim como na sede da EPTC, para gerenciamento, fiscalização e controle.