A madrugada desta segunda-feira foi violenta em Porto Alegre, por causa da ação de duas quadrilhas diferentes que protagonizaram roubos a estabelecimentos comerciais e um caixa eletrônico. Foi mais um capítulo dos problemas ocasionados pelo corte de gastos do governo do Estado, decretado em janeiro, que corta as horas extras dos brigadianos.
O primeiro grupo de bandidos agiu, no início da um madrugada, assaltando um posto de combustíveis localizado na avenida Sertório e depois arrombando um caixa eletrônico na zona Norte.
Conforme a BM (Brigada Militar), depois do assalto, os sete criminosos atacaram um caixa eletrônico do Banrisul localizado na loja Leroy Merlin, também na Sertório. Um dos caixas eletrônicos foi arrombado com uso de maçarico, mas o dinheiro não foi levado, porque os criminosos não chegaram no compartimento onde ficam armazenadas as notas no terminal.
Segundo ataque
No início da manhã, uma segunda quadrilha atacou o Comercial Zaffari, na avenida Protásio Alves. Seis homens armados renderam cerca de 30 funcionários e roubaram celulares da loja e dos funcionários e arrombaram um dos três cofres do estabelecimento.
Conforme a BM, os criminosos fugiram um carro Fiat Uno vermelho da gerente e levaram cerca de R$ 40 mil. Os criminosos conheciam o funcionamento do estabelecimento e o nome da gerente e de parentes dela. Ninguém ficou ferido na ação.