Porto Alegre tem 61 casos de dengue, sendo 55 contraídos na cidade

Conforme balanço da Secretaria Municipal da Saúde, são 61 pessoas infectadas pela doença, que é transmitida por mosquitos.

O número de casos de dengue em Porto Alegre continua subindo. Conforme balanço da Secretaria Municipal da Saúde, são 61 pessoas infectadas pela doença, que é transmitida por mosquitos.

Destes, 55 são casos contraídos de forma autóctone, ou seja, dentro da cidade. Dos autóctones, 53 estão localizados no bairro Santa Rosa de Lima e dois, no Jardim Floresta.

Os casos importados são de moradores dos bairros Arquipélago, São João, Santana, Alto Petrópolis, Ipanema e Vila Ipiranga. Os pacientes têm histórico de viagem a cidades do Nordeste, Sudeste e Norte do país. Outros 49 casos suspeitos continuam em investigação.

No mesmo período, foram notificadas cinco suspeitas de infecção por zika vírus, ainda sem resultado laboratorial conhecido, e 13 de chikungunya. Desses, um caso importado foi confirmado, oito foram descartados e quatro continuam em investigação.

Ações de combate

Conforme a Prefeitura, ações estão sendo tomadas para diminuir o risco de transmissão viral no bairro Santa Rosa de Lima. Mais de 1,2 mil visitas domiciliares foram feitas, de acordo com a SMS. Agentes de combate a endemias buscam identificar criadouros de mosquitos buscar casos não notificados.

Mais 3 mil imóveis tiveram pulverização de inseticida para matar os mosquitos, conforme a Prefeitura. A SMS também afirma que instalou 17 armadilhas de monitoramento do mosquito adulto para acompanhar os índices de infestação e coletar fêmeas do Aedes aegypti.