O número de casos de dengue em Porto Alegre não para de crescer. A Capital contabiliza 171 casos de dengue, sendo 162 contraídos aqui na cidade, em 2019, e nove importados (pacientes com histórico de viagem para fora do Rio Grande do Sul). E ainda há 79 notificações aguardando resultado de exames laboratoriais.
Dos 162 casos autóctones, 159 são da zona norte da cidade. Desses, 140 foram confirmados no bairro Santa Rosa de Lima; dez no Jardim Floresta; seis no Jardim Lindoia; um caso no Cristo Redentor; um no Sarandi e um no Rubem Berta. Na região central da cidade, há três casos no bairro Floresta.
Desde março, a Secretaria da Saúde realiza ações de pulverização de inseticida. É o chamado boqueio de transmissão, que visa a diminuição da população de mosquitos Aedes aegypti.
Conforme o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, 44 ações de inseticida foram feitas, sendo 40 bloqueios no Santa Rosa de Lima, com 5.177 imóveis abrangidos. Jardim Floresta e Jardim Lindoia somam três ações, com 394 imóveis. No bairro Floresta, foi feito um bloqueio, com 62 imóveis abrangidos.