Porto Alegre - Uma região importante do Centro Histórico de Porto Alegre entrou em obras nesta semana. A Praça XV e o Largo Glênio Peres, dois espaços históricos da capital gaúcha, vão ter uma série de intervenções pelos próximos quatro meses.
Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o projeto tem condução da Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade). O objetivo é requalificar a área degradada e atingida na grande enchente de 2024.
A reforma inclui a recuperação de muros, grades, escadarias, pisos e postes de iluminação, além de serviços de limpeza e lavagem das áreas. Também deve ocorrer a substituição do mobiliário urbano. Está prevista a instalação de bancos, lixeiras, floreiras, balizadores de concreto e bicicletários metálicos, garantindo maior modernidade e durabilidade ao espaço público.
Melhorias e impacto urbanístico
O diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza, destaca que as intervenções trarão mais qualidade e resiliência ao local.
“As melhorias contemplam o realinhamento de basaltos, o assentamento de peças irregulares, a recomposição e reassentamento de pedras portuguesas nas cores branca e vermelha, além da qualificação do entorno do chafariz e da revitalização dos muros em pedra granítica rosada”, explica Souza.
Além disso, o piso de paralelepípedo será reassentado, proporcionando maior segurança para os pedestres que circulam pelo local.
Investimentos e parceria público-privada
As obras têm viabilidade por meio de um TASCC (Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida) firmado com a empresa Cyrela Sul Empreendimentos Imobiliários. O investimento total na revitalização da Praça XV e do Largo Glênio Peres é de R$ 601.853. Ainda de acordo com a Prefeitura iniciativa faz parte do trabalho do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.