12 AUTÓCTONES

Porto Alegre já registra 15 casos de dengue em 2024

Na comparação com o balanço de 2023, verifica-se um aumento relevante de notificações de casos suspeitos

Porto Alegre contabiliza 15 casos de dengue neste ano, dos quais 12 foram contraídos na cidade (casos autóctones). Os dados estão no boletim epidemiológico, publicado nesta sexta-feira (26), pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Esta última publicação apresenta informações cumulativas até a semana epidemiológica 3 de 2024 (dados de 31/12/2023 a 20/01/2024). O total de casos suspeitos notificados à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis chega a 394 no período.

A partir dos dados apresentados no Boletim 2/24 – com o balanço de 2023 – verifica-se um aumento relevante de notificações em relação ao ano passado, quando foram 65 suspeitas notificadas à EVDT, com quatro casos confirmados no mesmo período.

Dos casos confirmados em 2024, oito estão na faixa etária dos 41 a 50 anos e 53% dos pacientes são do sexo feminino. Os principais sintomas (em 73% dos casos) relatados pelos doentes foram febre, mialgia (dor no corpo) e cefaleia (dor de cabeça).

Os casos estão distribuídos em 13 bairros: Restinga, Lami, Tristeza, Cristal, Vila Nova, Centro Histórico, Bom Fim, Azenha, Petrópolis, Vila Ipiranga, Morro Santana, Passo D’Areia e São João.

O boletim

O Boletim Epidemiológico é uma publicação prevista no Plano de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya da SMS. Ele tem periodicidade quinzenal quando acionado o Nível 2 de Resposta do Plano (infestação vetorial alta somada à ocorrência de casos acima do limite superior esperado para o momento). O nível de resposta atual é o Nível 2.

Em relação à infestação vetorial, a SE 3 (de 14 a 20/1) registrou índice de alerta. O monitoramento foi prejudicado no período em decorrência do temporal que atingiu a cidade.