LAZER

Porto Alegre: abertas as inscrições para 5ª edição do Pedal da Paz

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente e levar um quilo de alimento não perecível

No final do evento, os ciclistas inscritos vão concorrer a premiações, das quais uma bicicleta nova - Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA
No final do evento, os ciclistas inscritos vão concorrer a premiações, das quais uma bicicleta nova - Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Pedal da Paz que acontece neste sábado (20), com concentração às 9h na Praça Júlio Mesquita, em Porto Alegre. A largada é às 10h30.

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição filantrópica cadastrada na Prefeitura de Porto Alegre. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). 

O passeio tem início na praça Júlio Mesquita, depois vai pela avenida Presidente João Goulart em frente à Usina do Gasômetro (sentido Centro-bairro), segue pela avenida Edvaldo Pereira Paiva e avenida Padre Cacique até o Pontal Shopping. Após retorna pelo mesmo trajeto.

No final do evento, os ciclistas inscritos vão concorrer a premiações, das quais uma bicicleta nova. Os primeiros 500 inscritos receberão brindes. 

O Pedal da Paz

O tradicional passeio ciclístico é alusivo ao Dia Internacional do Ciclista (15 de abril) e o Dia Nacional da Paz no Trânsito (21 de abril). O evento vai reunir adeptos da mobilidade ativa em um trajeto de dez quilômetros com objetivo de valorizar a vida por meio de ações educativas, com reforço à cultura do respeito entre as pessoas nas relações diárias do trânsito.

Esta edição contará com a presença do pedal da Acergs (Associação de Cegos do Rio Grande do Sul). O grupo foi fundado em 2016, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas com deficiência visual, com o objetivo de possibilitar à pessoas cegas ou com baixa visão, pedalar pelas ruas de Porto Alegre junto a amigos e familiares. As bicicletas contarão com uma pessoa guia (pedaleiro) e uma pessoa com deficiência visual pedalando juntas.

Participará também do evento a associação civil Cataventus, existente há 25 anos e constituída por voluntários de formações e experiências profissionais diversas, que utiliza a contação de histórias como instrumento de inclusão social. A Cataventus já atendeu mais de 335 mil pessoas em escolas, asilos, hospitais e outras instituições.