Porto Alegre: mais de 1.500 condutores já foram autuados por álcool ao volante em 2016

O primeiro semestre de 2016 fechou com 1.573 condutores autuados por uso de álcool ao volante nas blitze da Balada Segura realizadas pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) em Porto Alegre, sendo 13,11%  dos motoristas abordados (11.995). Foram 135 operações de janeiro a junho, com 5.841 multas por diversas irregularidades, além das relacionadas ao uso de álcool.
De janeiro a junho foram registrados 6.765 acidentes nas ruas da Capital, com 3.009 feridos e 38 vítimas fatais. Na comparação com o mesmo período de 2015, houve uma redução de 37% em acidentes; menos 18% em feridos e menos 32% em vítimas fatais. Para a redução da acidentalidade contribuem, além das blitze diárias, também as ações permanentes de educação para o trânsito, integradas no Projeto Vida no Trânsito – parceria com a Secretaria Municipal da Saúde -, e as medidas de engenharia de tráfego.
“As pessoas precisam conscientizar-se de que beber e dirigir é proibido e inaceitável, pelos riscos evidentes de acidentes, muitos graves, com ferimentos e até mortes. Esta mudança de cultura é absolutamente necessária e somente acontece com o envolvimento de todos”, defende o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Além da EPTC, Brigada Militar, Detran e Polícia Civil participam das ações do Balada Segura.