Porto Alegre lança terceira licitação do transporte coletivo

A Prefeitura de Porto Alegre publicou hoje (6), no Diário Oficial do município, a terceira tentativa de licitar o transporte público. Outras duas licitações anteriores acabaram não tendo interessados. A entrega das propostas para a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) ocorre no dia 6 de julho. A íntegra do edital pode ser acessado no site da Secretaria Municipal da Fazenda.
Com a oficialização do interesse na exploração do serviço, aberto também às empresas de fora do país, e seguidos todos os trâmites legais, o início das operações está previsto pela EPTC para o primeiro semestre de 2016.
Em um chat on-line na tarde de ontem, o Prefeito José Fortunati descartou que a Carris possa assumir todo o transporte público de Porto Alegre. Uma nova licitação deve ser feita se não houverem interessados novamente.
O novo edital, dividido em seis lotes, prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota, para não pesar no preço da tarifa. A lei que havia sido aprovada pela Câmara, segundo a Prefeitura, privilegiaria as atuais empresas, pois exige que apenas ônibus novos possuam ar-condicionado. A exigência do recurso passará do percentual atual de 23% para 100% no prazo máximo de 10 anos, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das bacias.