O GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), da Brigada Militar, detonou granadas artesanais encontradas com um homem na noite de segunda-feira (26). O homem foi preso estar em posse dos artefatos explosivos, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas.
A descoberta dos artefatos e ocorreu durante patrulhamento pela Vila dos Sargentos. Conforme a BM, uma das guarnições da COE (Companhia de Operações Especiais) do 1º BPM avistou um indivíduo em atitude suspeita. “Este, ao perceber a presença da guarnição, tentou fugir para um beco, e foi acompanhado a pé pelos policiais e abordado no momento em que adentrava a uma residência”, diz o relato policial.
Durante revista pessoal foi localizada uma pistola calibre 9mm, com 17 cartuchos intactos. Questionado sobre a residência, o detido informou que no interior haveriam mais armamentos. Nas averiguações, foram encontradas uma espingarda calibre 12 com 6 cartuchos intactos e outra pistola calibre 9mm, também com 17 cartuchos intactos e mais 18 munições 9mm.
As buscas no interior da casa também permitiram o encontro de várias granadas artesanais. A residência foi isolada e o GATE acionado para a detonação dos explosivos. “Posteriormente, após a varredura do local para remoção dos explosivos, foram localizadas uma grande quantidade de drogas, munições, carregadores, uma balança de precisão e dinheiro”, conclui o relato policial.
O preso identificado, de 22 anos, com antecedentes criminais não teve o nome informado pela polícia. A ocorrência foi encaminhada à 2ª DPPA onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, de explosivos e por tráfico de drogas.