A Prefeitura de Porto Alegre informou, no fim da tarde desta sexta-feira (7), que a Capital gaúcha tem duas fontes de água imprópria para consumo.
“Técnicos e servidores da Equipe de Vigilância de Saúde Ambiental e Águas da Secretaria de Saúde de Porto Alegre vistoriaram na manhã desta sexta-feira, 7, duas fontes alternativas de água, uma no bairro Rio Branco e outra no bairro Três Figueiras. Em ambas a água não é potável, ou seja, não é indicada para consumo humano”, ressaltou.
No bairro Três Figueiras, na Praça Desembargador La Hire Guerra, foram encontradas uma mangueira do Dmae e um ponto de saída de água de drenagem pluvial. No bairro Rio Branco, na rua Vasco da Gama (altura do nº 1270), próximo ao IPA, a origem da água é lençol freático.
“Análises fisico-químicas iniciais e a condição ambiental do entorno configuram esta água encontrada como não potável”, disse a prefeitura.
O consumo da água não potável é risco para doenças de veiculação hídrica (transmitidas pela água). Entre os sintomas dessas doenças estão diarreia, problemas oftalmológicos, dermatológicos e respiratórios.