5ª EDIÇÃO

Porto Alegre recebe Festival Literário Rastros do Verão

Atividades visam difundir a produção literária mais contemporânea, mas também homenagear o legado literário de João Gilberto Noll

Arte: Giovani Urio sobre reprodução do painel ‘Densa Ausência’ de Keô Noll/ foto: André reis/divulgação

Ocorre em Porto Alegre, de 24 de fevereiro e 23 de março, o 5º Festival Literário Rastros do Verão. A programação prevê uma série de atividades que visam difundir a produção literária mais contemporânea, mas também homenagear o legado literário de João Gilberto Noll.

As atividades, que têm entrada franca, serão realizadas em diversas livrarias da Capital (confira abaixo nomes e endereços), além da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana). Cerca de 70 autoras e autores participam da programação. É possível acompanhar programação no Instagram do Festival Rastros do Verão e pelo site www.literaturars.com.br.

Homenagem a Noll

No dia 24 de fevereiro, na Livraria Baleia, o festival conta com a participação do escritor Daniel Galera, da professora, ensaísta e pesquisadora Regina Zilberman e do diretor de teatro Luciano Alabarse. Eles vão comentar as principais temáticas da obra de Noll.

Em dois outros momentos o festival oferece atividades dedicadas à literatura de João Gilberto Noll. Haverá uma oficina de escrita com o escritor Marcelino Freire nos dias 21 e 22 de março na Casa de Cultura Mario Quintana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 19 de fevereiro no instagram da CCMQ (@ccmarioquintana).

Marcelino participará também de um bate-papo com Valéria Martins, agente literária de Noll, no dia 23 de março. Outra atividade formativa que também ocorrerá na Casa de Cultura, nos dias 26 e 27 de março, é a oficina “Traçando biografias: jornalismo, literatura e ficção”, com o jornalista, editor e escritor Flávio Ilha – atividade também gratuita e com inscrições a partir de 19 de fevereiro no instagram @ccmarioquintana.

Ainda no dia 24 de fevereiro

No mesmo dia e local da largada do Festival, os 50 anos de existência da L&PM serão celebrados com a presença dos editores Ivan Pinheiro Machado e Paulo de Almeida Lima. Eles vão falar sobre a trajetória da editora com as escritoras Cláudia Tajes e Paula Taitelbaum e com o tradutor Sérgio Karam.

Endereços das livrarias

  • Livraria Baleia (Rua dos Andradas, 351, Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Livraria Bamboletras (Av. Venâncio Aires, 113 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
  • CirKula Editora, Livraria & Café (Av. Osvaldo Aranha, 522 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
  • Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
  • Macun Livraria e Café (Rua Octávio Corrêa, 67 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
  • Livraria Paralelo 30 (R. Vieira de Castro, 48 – Farroupilha, Porto Alegre/RS)
  • Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
  • Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Sobre Noll

João Gilberto Noll foi um escritor nascido em Porto Alegre, em 1946. Publicou treze livros. Recebeu inúmeros prêmios,
incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões, em 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. Seu romance HARMADA está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da Revista Bravo. Ele faleceu, também em Porto Alegre, em 2017. Mais informações, nesta página dedicada ao autor.