Dois homens foram baleados após uma briga na tarde deste sábado (25), no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O caso ocorreu por volta das 14h45, próximo ao Auditório Araújo Viana. Ambos estão internados no HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Porto Alegre.
Segundo relato de testemunhas, a confusão envolveu ao menos seis pessoas, nos fundos do Auditório, próximo ao chafariz do lago central da Redenção. Um grupo de quatro homens teria cercado um quinto indivíduo e começado a agredi-lo violentamente. O caso ocorreu na frente de centenas de pessoas que estavam na Redenção.
No meio da confusão, um sexto homem tentou intervir e cessar o espancamento. Armado, ele tentou fazer disparos de arma de fogo com uma pistola. O armamento falhou. Foi quando um dos integrantes da quadrilha que realizava as agressões fez um disparo contra o homem que interveio e, depois, contra o alvo da agressão.
Conforme a BM, os bandidos fugiram após os tiros. O homem que estava armado e tentou cessar as agressões conseguiu fugir e se esconder, enquanto o espancado ficou caído no meio do parque. Ambos foram localizados por policiais e socorridos por paramédicos do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) ao HPS.
Os tiros realizados assustaram frequentadores do local. A princípio, segundo a polícia, o espancamento seguido de tiroteio foi causado por gangues rivais. No entanto, não há absoluta certeza sobre o quê, de fato, motivou as agressões.
O quarteto que agrediu e provocou o tiroteio fugiu. Um suspeito de participar do crime foi detido e levado para a delegacia. A Polícia Civil vai investigar o caso. Câmeras de videomonitoramento da Redenção podem auxiliar na identificação dos autores.