A Prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência nível 2 devido aos transtornos causados pelo temporal de terça-feira (16). A publicação consta em edição extra do Dopa (Diário Oficial) desta quinta-feira (18).
“O decreto permite que o Executivo Municipal solicite e receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal. Segundo o documento, ficam dispensados de licitação, se necessário, aquisições de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, assim como a prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação das regiões da cidade afetadas”, afirmou
“O Executivo também fica autorizado a mobilizar todos os órgãos municipais para atuar nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas, assim como a convocação de voluntários e arrecadações de recursos junto à comunidade”, completou a prefeitura.
Estragos
A prefeitura informou, em nota, que recebeu cerca de 500 pedidos de remoção de árvores caídas nas vias e residências da Capital devido ao temporal.
já o Dmae disse que 40 estações de bombeamento de água ficaram com problemas. A expectativa é de que o sistema seja plenamente restabelecido em até 48 horas.