Por unanimidade, TSE aprova registro da Rede Sustentabilidade

Foi aprovado na noite desta terça-feira (22), o registro da Rede Sustentabilidade, um partido político dirigido pela ex-senadora e ex-candidata a presidência da República, Marina Silva. A corte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou o pedido por unanimidade, sete votos a favor e nenhum contrário.
O novo partido passa a ser o 34º apto a participar de eleições no Brasil. O relator João Otávio de Noronha pediu o deferimento do registro, seguido por Herman Benjamin, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Gilmar Mendes, Rosa Weber e José Antonio Dias Toffoli.
A aprovação ocorre após a Rede conseguir o número de assinaturas validadas necessárias para deferimento do pedido de criação de uma nova sigla. De um total de 56,1 mil assinaturas entregues, aproximadamente 55,7 mil foram validadas pelo Tribunal. Acrescidas às 442.524 certificadas em 2013, a Rede tem 498.652 assinaturas a favor de sua criação. O mínimo exigido pela Justiça Eleitoral são 484.169 assinaturas.
Em outubro de 2013, o TSE negou o pedido de registro da Rede por não obter apoio mínimo exigido pela legislação eleitoral para criação de novo partido. Na ocasião, faltaram pouco menos de 50 mil assinaturas para serem validadas.