SUPERSTIÇÃO

Por ordem de Silvio, SBT não tinha material pronto sobre sua morte

Supersticioso, apresentador e empresário acreditava que ter a retrospectiva pronta poderia provocar mau agouro e trazer azar.

Crédito: reprodução / TV Globo
Crédito: reprodução / TV Globo

Silvio Santos ordenou que o Departamento de Jornalismo do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) não tivesse material pronto sobre a sua morte. Supersticioso, ele acreditava que ter a retrospectiva pronta poderia provocar mau agouro e trazer azar.

A morte de Silvio Santos foi informada por volta das 10h da manhã. No entanto, o SBT interrompeu sua programação apenas às 11h30, quando um programa especial substituiu a exibição de desenhos animados.

Outras emissoras, como Globo e Record, interromperam a programação logo após receberem a informação. Ambas exibiram uma retrospectiva sobre a vida do apresentador. A Record, que teve como Silvio como sócio entre os anos 1970 e 1980, decidiu suspender a estreia de programas neste domingo (17).

É habitual que equipes de jornalismo, inclusive as do Agora RS, criem internamente o obituário de famosos. Os textos apresentam, no início, a citação da morte da personalidade e um resumo sobre a obra de sua vida. O texto é complementado com novas informações e depoimentos. Exemplos dessa reverência são obituários de Rita Lee (1947-2023) e Pelé (1940-2022).