A polícia recuperou armas, munições e coletes que haviam sido roubados da Delegacia de Polícia de Porto Xavier, na região Noroeste do RS, no último final de semana. Durante a ação, policiais civis, com apoio de agentes da Operação Fronteira Segura e da Brigada Militar, prenderam preventivamente, nesta terça-feira (10), um homem de 22 anos.
O homem foi preso em Porto Xavier. Ele é suspeito de ter arrombado o prédio policial e furtado armas, munições e coletes balísticos, no último final de semana. O furto foi constatado apenas na segunda-feira (9).
Segundo a delegada Elaine Schons, que coordenou a ação, a polícia cumpriu 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, em busca do material levado. O homem confessou a autoria do furto e indicou o local onde estavam escondidos, em um matagal, a poucas quadras da delegacia, os equipamentos da Polícia Civil.
Foram recuperados cinco coletes à prova balas, 130 cartuchos de munições calibre .40, dois carregadores de pistola modelo 24/7 municiados com calibre .40, 30 munições em carga, um revólver calibre 32, duas espingardas, algema. Também foram apreendidas uma lanterna, um GPS, uma máquina fotográfica e seis câmeras de videomonitoramento.
O ataque ocorreu durante a madrugada, quando os ladrões serraram a grade de uma janela da cozinha da delegacia. As investigações prosseguem para apurar a possível participação de outras pessoas no furto. Uma metralhadora, uma submetralhadora, uma carabina e dois revólveres seguem desaparecidos. Após os trâmites legais, o homem preso foi encaminhado ao sistema prisional gaúcho.