Uma mulher vem intrigando a Polícia Federal de Santa Cruz do Sul. Cabelos loiros, olhos claros, maquiada, aparelho nos dentes inferiores e bem vestida, aparentando ter entre 30 e 35 anos. Assim é descrita pelas vítimas a golpista que vem enganando idosas no Vale do Rio Pardo.
Segundo a polícia, pelo menos nove aposentadas receberam a visita de uma mulher com essas características e tiveram o dinheiro que guardavam em casa trocado por cédulas falsas. Em um dos casos, a vítima perdeu R$ 3 mil.
De acordo com os relatos das vítimas, a mulher chega na casa das aposentadas e dá uma identidade falsa. Para algumas, apresenta-se como funcionária de uma instituição financeira, para outras como agente do censo do IBGE.
Após se apresentar, ela conta uma história que envolve o dinheiro que as idosas têm guardado em casa.
O golpe acontece quando a vítima mostra o dinheiro para a estelionatária e, sem que ela perceba, as notas são trocadas por cédulas falsas.
Conforme o delegado da Polícia Federal, Mauro Lima Silveira, o crime só é percebido dias depois, geralmente por algum familiar da pessoa lesada.
A polícia acredita que a mulher possa ter algum comparsa. Silveira disse que ela também estaria sendo investigada em outras regiões do Estado.
Qualquer informação sobre a estelionatária deve ser repassada à Polícia Federal. O telefone para contato, que funciona 24 horas por dia, é o 3717 9000.