A Polícia Civil descobriu um túnel que seria usado para a fuga de presos da Cadeia Pública de Porto Alegre, o antigo Presídio Central, durante o feriadão de Carnaval. A construção tem entre 50 e 60 metros e era monitorada há pelo menos quatro meses por agentes do Denarc (Departamento Estadual do Narcotráfico).
Pelo local seria operacionalizada a fuga de, ao menos, 200 presos durante o período de festas. Conforme o delegado Marco Guns, no entanto, até mil presos poderiam fugir pelo buraco, que passa a quatro metros de profundidade da rua Jorge Luís Domingues, no bairro Aparício Borges, na zona Leste da Capital.
Oito pessoas, sendo um homem e uma mulher, foram presas em flagrante. A construção do túnel era mascarada por uma reforma de fachada em uma casa. Na residência, que é alugada, a polícia localizou um ar-condicionado portátil, ventiladores, mangueiras, pás, entre outros utensílios usados na escavação.
Os oito detidos estariam recebendo cerca de R$ 1 mil por semana para participarem da obra, que estava sendo executada por ordem de uma facção de Porto Alegre. A organização criminosa cobrava dinheiro de detentos de outras facções para poder construir a rota de fuga com a promessa de que eles também poderiam usar o local.
Foto: Rodrigo Ziebell/SSP