Polícia Civil mantém buscas a idoso sequestrado em Porto Alegre

A Polícia Civil mantém buscas ao idoso que foi sequestrado na última quarta-feira (7) em Porto Alegre. Luis Carlos Protti, de 75 anos, é morador da Vila Bom Jesus e está desaparecido após ter sido sequestrado na avenida Protásio Alves, na zona Leste da Capital. Na ocasião, uma mulher se aproximou do idoso em um bar, começou a conversar e depois pediu uma carona para ele.

Duas mulheres, que são suspeitas de participação no crime, foram presas na sexta-feira (9). As buscas são comandadas pelo delegado Marco de Souza, da Divisão Judiciária e de Operações. De acordo com a PC, o idoso foi abordado por criminosos na Protásio Alves e foi levado no carro dele, um Fiat Uno preto, modelo 2010.

Desde o desaparecimento, familiares do idoso registraram várias movimentações financeiras em caixas eletrônicos através de cartões da vítima. Conforme monitoramento da polícia, os criminosos realizaram saques, que somam R$ 6 mil, no Shopping Iguatemi, em lojas da avenida Protásio Alves e também em caixas eletrônicos da zona Norte da Capital, de Alvorada e Viamão. Luis Carlos Protti é aposentado da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), é viúvo e mora com uma da filhas e um dos netos.

O principal suspeito de envolvimento no sequestro, Emanuel Nunes Correa, de 26 anos, foi detido neste sábado (10) no bairro Navegantes, em Porto Alegre. Correa possui duas condenações por assalto até 2023, mas está em liberdade condicional e também responde por receptação. A Polícia Civil identificou seis criminosos envolvidos no sequestro. Buscas pelo cativeiro estão sendo realizadas em Alvorada e Viamão.

As duas mulheres presas não deram detalhes da localização do idoso, mas garantiram que deixaram Protti com vida em Viamão. Também no município da Região Metropolitana foi encontrado abandonado o Uno da vítima. Uma das presas é Giane Gabriela Correa, de 24 anos. Giane, que é companheira de Emanuel, é apontada como quem planejou o sequestro, atraindo a vítima em um bar.