A Polícia Civil do Distrito Federal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deflagraram hoje (10) uma operação integrada de combate a crimes de tráfico de drogas, roubo, furto e desvio de cargas na capital federal e em seis estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.
Cinquenta e sete mandados de busca e apreensão e 48 de prisão estão sendo cumpridos em 15 diferentes cidades, com o apoio das forças de segurança dos estados, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal e Força Aérea Brasileira (FAB). Além de 300 policiais, são empregados dois helicópteros, aviões (incluindo duas aeronaves da FAB), um ônibus e 60 viaturas policiais.
Denominada Torre de Babel, a operação é um desdobramento de outras duas investigações da Polícia Civil do Distrito Federal que já resultaram na deflagração das operações Porto Seco, contra o roubo e furto de cargas, e Ilha da Fantasia, contra o tráfico de drogas. Toda a operação é monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, da Senasp.
Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa interestadual vem sendo investigada há nove meses pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado. Detalhes como os nomes de investigados e o balanço dos bens apreendidos só serão divulgados amanhã (11), pela Polícia Civil do Distrito Federal.