Uma investigação que durou cerca de 60 dias permitiu que a 2ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil apreendesse 175 quilos de maconha. Conforme o delegado Thiago Lacerda, foi identificado um centro de distribuição de maconha de origem paraguaia.
A droga era escondida no bairro Rio Branco, em Canoas. Três pessoas foram presas em flagrante e 175 quilos de maconha foram apreendidos. Um veículo que seria responsável pela movimentação da droga também foi apreendido na ação.
Segundo a Polícia Civil, os tijolos de maconha apreendidos iriam abastecer o Estado nos próximos meses. “A organização criminosa desarticulada iria utilizar a droga paraguaia para revender com outra marca no mercado”, conta o delegado Lacerda.
“Em 2017 foram apreendidas mais de duas toneladas de maconha, equivalente ao valor de 10 milhões de reais no varejo e pelo menos três milhões de reais no atacado”, explica o policial. O nome dos presos e o local onde a droga era escondida não foram informados.
O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza, destacou que a delegacia especializada, no ano de 2017, tem realizado uma forte ofensiva nas apreensões qualificadas, resultando em um dos melhores índices dos últimos anos. O Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, afirmou “as ações para impedir a entrada de drogas no Estado e desarticular o crime organizado são prioridades para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul”.