Poder Judiciário doa fuzis e carabinas para a Polícia Civil gaúcha

Em solenidade na tarde de terça-feira (17), foram apresentados os novos armamentos destinados ao treinamento de alunos da Acadepol (Academia de Polícia Civil) do Rio Grande do Sul, adquiridos com o repasse de verbas do Poder Judiciário. São quatro armas de fabricação nacional usadas em ações táticas e especiais. Os fuzis e carabinas estão avaliados em mais de R$ 42 mil.

A formação de atiradores de elite – snipers – terá o reforço de dois fuzis 308, chamados de precisão, os primeiros adquiridos na história da Polícia Civil gaúcha. Até então, as armas desse tipo eram de propriedade particular, como explicou um dos professores da Acadepol, Cezar Salvador. O treinamento destes especialistas dura cerca de três semanas. O arsenal da academia também recebe duas carabinas 5,56 IA2, de calibre pesado, usadas em operações do dia a dia.

Penas alternativas

A aquisição dos equipamentos foi possível a partir de iniciativa que permite a entidades de caráter social (segurança, saúde, educação), captar recursos oriundos da aplicação de multas ou transações penais decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo, recolhida em conta corrente administrada pelas Varas de Execução de Penas e Medidas Alternativas.

Contribuição

Conforme dados da Vara de Execuções de Porto Alegre – de onde partiram os valores para a compra das armas – entre 2014 e março de 2016, apenas a unidade jurisdicional da Capital repassou pouco mais de R$ 1,2 milhão a instituições vinculadas à Segurança Pública e execução penal.