Cotidiano

Plano Estadual de Transporte Coletivo não é votado por falta de quórum

Na tarde desta terça-feira (15), motoristas de ônibus da Região Metropolitana protestaram em Porto Alegre contra um projeto que prevê licitação para as 1,8 mil linhas de ônibus existentes no Rio Grande do Sul. O ato repudiou o Plano Estadual de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal que seria votado hoje na Assembleia Legislativa.
O PL-418 não foi votado por falta de quórum, apenas 26 deputados confirmaram presença, quando o necessário eram 28 presenças. A ordem do dia foi suspensa e novas sessões plenárias só devem ocorrer na próxima terça-feira (22). A decisão é uma derrota para o Executivo Estadual que havia colocado o projeto em urgência.
Cerca de 30 coletivos saíram de Guaíba, passaram pela BR-290, entraram na Capital pela Avenida da Legalidade e da Democracia e seguiram até o Palácio Piratini. O trânsito ficou lento na rodovia e na chegada à Porto Alegre, pois os motoristas trafegavam lentamente.
Para complicar ainda mais o trânsito, houve uma colisão entre caminhão e dois carros na Av. da Legalidade sentido interior/capital. O acidente com danos materiais afetou o fluxo no sentido Litoral – Capital da Free-Way.