Pista de ônibus do viaduto da Bento Gonçalves será liberada nesta segunda

A partir das 9h desta segunda-feira, 1°, será entregue a segunda etapa das obras do viaduto da avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre. Será liberado o trânsito no corredor de ônibus para as cinco linhas de transporte coletivo que fazem o trajeto entre as zonas Norte e Sul (T2, T4, T11, T11A e a linha 280.2 Otto / HPS / 3ª Perimetral). A pista fica um nível abaixo do pavimento no qual circulam os demais veículos.
Também ficarão liberadas à circulação de veículos, a partir das 6h da manhã, a alça lateral da 3ª Perimetral junto ao viaduto, sentido Sul/Leste (acesso à avenida Bento Gonçalves em direção à cidade de Viamão), e a pista para quem trafega pela avenida Bento Gonçalves, bairro/Centro (acesso ao lado do quartel, em direção à avenida Ipiranga).
Outros ajustes no trânsito da região:
Laços de quadra (retornos) – Também serão alterados os laços de quadra para quem trafega pela 3ª Perimetral Sul/Norte, com destino ao Centro, e quem trafega pela avenida Bento Gonçalves, Centro/bairro, com destino ao Norte da cidade.
Laço Sul/Centro – 3ª Perimetral (S/N), rua José Rodrigues Sobral, travessa Guedes da Luz, av. Bento Gonçalves (B/C);
Laço Centro/Norte – av. Bento Gonçalves (C/B), travessa Guedes da Luz, av. Veiga, 3ª Perimetral (S/N);
Av. Veiga – Terá o sentido de circulação invertido, no trecho entre a travessa Guedes da Luz e a 3ª Perimetral, passando a ter sentido em direção à 3ª Perimetral;
Rua José Rodrigues Sobral – Terá o sentido de circulação invertido, no trecho entre a travessa Guedes da Luz e a 3ª Perimetral, passando a ter sentido em direção à travessa Guedes da Luz;

Travessa Guedes da Luz
– Passará a ter sentido duplo de circulação em toda a sua extensão.
Viaduto São Jorge – A primeira parte do viaduto São Jorge foi entregue no dia 26 de março, no aniversário de Porto Alegre. Com 540 metros de extensão e seis faixas de tráfego, garante maior fluidez aos cerca de 90 mil veículos que fazem o trajeto entre as zonas Norte e Sul, além das cinco linhas de transporte coletivo.
De acordo com cálculos da EPTC, quem se desloca da zona Sul para a zona Norte, e vice-versa, teve um ganho de 15 minutos após a liberação em março. A obra interliga as avenidas Salvador França e Aparício Borges sobre a avenida Bento Gonçalves, sem interrupções. Possui três níveis: o do asfalto, o superior para veículos e o intermediário, na parte central, para a passagem de cinco linhas que cruzam a Bento.
A obra é executada pelo Consórcio Nova Bento (Construtora Cidade Ltda e Sultepa Comércio e Construções Ltda), vencedor da licitação, com custo de R$ 79,4 milhões.