"Petrobras tentará manter os combustíveis com preços atuais", diz Graça Foster

A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse hoje (29) que os preços dos combustíveis no Brasil estão acima dos valores do mercado internacional, mas estiveram abaixo durante os últimos meses e a intenção é manter o patamar atual.
“Vou trabalhar intensamente para que a gente mantenha esses preços, porque é muito importante para o caixa da companhia. Sabemos que perdemos parte do nosso market share (participação no mercado), porque alguma gasolina e diesel vão entrar no Brasil através de outras distribuidoras, mas, ainda assim, é extremamente importante para o caixa da companhia, principalmente nos anos de 2015 e 2016, que a gente tenha essa diferença a favor para o caixa da Petrobras”, explicou Graça em coletiva na sede da empresa.
Alta a partir de domingo
Entretanto, abastecer o carro vai ficar mais caro a partir de domingo graças ao decreto publicado pelo governo federal que autorizou o reajuste dos tributos dos combustíveis a partir do dia 1º de fevereiro em todo o País. A cobrança será de 0,22 reais a mais por litro de gasolina e de 0,15 reais no óleo diesel. O último reajuste feito pela Petrobrás foi em novembro do ano passado.
Atualmente, a média do preço do litro da gasolina em Porto Alegre está entre 2,90 e 3,10 reais conforme levantamento da reportagem do PlantãoRS. Com o reajuste, essa média deve ficar entre 3,12 e 3,32 reais e já preocupa os consumidores, principalmente quem utiliza o carro como transporte principal em seu dia a dia.