Pesquisa CNT/MDA aponta que quase 60% apoiam impeachment de Dilma

Uma pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao Instituto MDA com 2.002 entrevistados mostra queda expressiva da popularidade da presidente Dilma Rousseff e da avaliação do governo, em consequência, principalmente, da piora da situação econômica, do aumento da inflação e do custo de vida, do risco de desemprego, da piora nos serviços públicos e da corrupção, que passa a ser relacionada fortemente ao governo e à presidente da República.

A desaprovação do governo de Dilma chegou em 64,8%, enquanto o desempenho pessoal tem resultado negativo de 77,7% e 59,7% apoiam um impeachment da presidente. A pesquisa foi realizada em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões, entre os dias 16 e 19 de março de 2015. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Dos entrevistados, quase 67% não acreditam na eficácia das medidas do governo contra a crise. Entre os que acompanham ou já ouviram falar das denúncias de corrupção na Petrobras e tomaram conhecimento da “lista de Janot”, 90,1% acreditam que os nomes citados estão realmente envolvidos no esquema de corrupção

Segundo o levantamento, 45,6% dos entrevistados consideraram o governo atual “péssimo”, enquanto 19,2% responderam como “ruim”. A gestão é regular para 23,6%, enquanto 8,9% consideram boa e 1,9% acha “ótima”. O desempenho pessoal da petista é aprovado por 19%.