Uma pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, encomendada pela Band RS, aponta vantagem Manuela d’Ávila (PCdoB) e Luciana Genro (PSol) pela corrida à Prefeitura da Capital em 2016. Entretanto, na pesquisa espontânea (que não apresenta os nomes dos candidatos), 72,5% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
Foram entrevistados 348 eleitores na capital gaúcha entre dias 11 e 16 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 5,3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiabilidade de 95%. Foram apresentados quatro cenários de pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados).
Manuela d’Ávila (PCdoB) lidera em três destes cenários e Luciana Genro (PSol) aparece na pesquisa em primeiro lugar quando Manuela não é candidata e em segundo na presença da concorrente do partido comunista.
Conforme o Instituto Methodus, “se o PT não tiver candidatura, podemos ver em 2016 uma disputa entre a esquerda pró-Dilma, representada pela candidatura de Manuela d’Ávila (PCdoB), que é de um partido da base aliada do governo Federal, contra a esquerda mais crítica ao governo Dilma, representada por Luciana Genro (PSol) na disputa pela preferência do eleitorado”.
Quanto a rejeição, a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB), possui o maior índice com 18,4% das negativas de intenção. A pesquisa completa pode ser conferida no site do Instituto Methodus.
Em eventuais projeções de segundo turno, Manuela d’Ávila venceria nos dois cenários criados pelo Instituto Methodus com disputa direta com o vice-prefeito Sebastião Melo (PMDB) e o senador Lasier Martins (PDT). Já Luciana Genro venceria embates contra Sebastião Melo e Marcel van Hattem (PP). No quinto cenário proposto, o comunicador e ex-senador Sérgio Zambiasi, do PTB, venceria o pleito contra Melo.
Cotidiano