Cotidiano

Pelo menos 40 concursos públicos foram fraudados por quadrilha

Seis pessoas foram presas de forma preventiva e uma foi presa em flagrante por porte ilegal de arma durante a Operação Cobertura, deflagrada nesta terça-feira (15) pelo MP/RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul). Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão para apurar supostas fraudes em licitações para a realização de pelo menos 40 concursos públicos.
Conforme o MP/RS, há indícios consistentes de irregularidades nas contratações para a aplicação das provas de concursos nas Câmaras de Vereadores de Nova Hartz e Restinga Seca, bem como nas Prefeituras de Formigueiro, Itapuca, Passa Sete, Bom Retiro do Sul, Bento Gonçalves e Jacuizinho. Também foram recolhidos celulares, computadores e documentos relativos a licitações em residências e Prefeituras.
“Comprovadas as fraudes, as promotorias de Justiça locais entrarão com ações para anular os concursos realizados pelas empresas criminosas; é um efeito dominó”, disse o promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre Mauro Rockenbach, coordenador do operação. Ele explicou que a quadrilha recebia vantagem no pagamento das inscrições dos concursados e as investigações apontam que houve beneficiamento de candidatos.
As prisões preventivas foram dos empresários Maicon Cristiano de Mello, Ernesto Hattge Filho, Carlos Gilberto Souza dos Santos, Rodrigo Melo Ferreira, Everton da Cunha Marinho e Fernando da Silva Teixeira. As detenções são referentes a crimes nas licitações de Sapiranga, Estrela e Restinga Seca. José Santos Fragoso, sogro de Maicon de Mello, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. A denúncia deve ser apresentada à Justiça em dez dias.
O investigado Maicon Cristiano de Mello já havia sido denunciado em decorrência da Operação Gabarito, deflagrada pelo MP em 2007, também por fraude em licitação de concursos públicos. As empresas suspeitas são: IDRH (Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos Ltda.), Energia Essencial Concursos Ltda., Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda., P.Mais Recursos Humanos Ltda., Tallentos Soluções Integradas, SS1 Serviços e Assessoria em TI, Ernesto Hattge Filho Ltda.