Da redação do Plantão RS
A ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre) solicitou hoje à EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) um reajuste de 18% nas passagens de ônibus da Capital. Se aprovado, o preço das passagens dos ônibus em Porto Alegre pode chegar a 3,50 reais (sem arredondamento, 3,48 reais), se equiparando a cidades do centro do País, como São Paulo.
A Associação foi procurada pela reportagem para explicar o motivo de um reajuste tão expressivo, mas até a publicação dessa reportagem, não havia respondido os contatos do Plantão RS.
Recentemente, os rodoviários da Capital aceitaram um reajuste de 8% nos próprios salários. O PSol afirmou ontem que já possui uma ação que visa impedir reajustes nas passagens de ônibus da Capital e Interior do Estado.
Comparações.
O valor seria mais que o dobro do cobrado pelo Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.), que se mantém em 1,70 reais, que se mantém nesse patamar desde 2008 e maior que no Rio de Janeiro, por exemplo, onde a passagem aumentou para 3,40 reais.
Porto Alegre detém hoje a sétima passagem de ônibus mais cara do País, com valor de 2,95 reais.