O município de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, terá um novo hospital público. O novo centro de saúde abrigará pacientes de média e alta complexidade e terá cerca de 500 leitos.
A assinatura do contrato para estruturar uma PPP (parceria público-privada) entre o Governo do Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi assinado nesta sexta-feira (22).
A localização da nova instituição será próxima do atual hospital da cidade, em um terreno cedido pela prefeitura de Viamão, parceira no projeto. A escolha pelo município segue critérios da SES (Secretaria da Saúde) e visa contribuir para qualificar o atendimento médico na Região Metropolitana, a mais populosa do Rio Grande do Sul.
O período da PPP pode variar de 25 a 30 anos. O perfil dos pacientes atendidos pelo SUS e o investimento previsto por parte do Estado serão definidos ao longo da estruturação. Essa parte de estudo será realizada pelo BID e deve durar cerca de 10 meses.
Após a fase de estruturação, o governo promoverá consultas e audiências públicas sobre o projeto e lançará o edital. A última etapa é a realização de leilão para definir o parceiro privado que vai gerir e construir o novo hospital.
A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre de 2025. Se não ocorrerem atrasos no cronograma do governo do Estado e a empresa vencedora da PPP cumpra os prazos, o novo hospital pode ficar pronto em 2026.