Mais segurança, lazer e bem-estar são algumas das vantagens que os frequentadores do parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão, em Porto Alegre, terão a partir da requalificação completa da iluminação. A ordem de início dos serviços de substituição e requalificação da iluminação foi assinada nesta terça-feira, 10, pelo prefeito José Fortunati, o secretário municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, e pela empresa responsável pela obra.
O investimento é de R$ 1.734.583,00, recursos oriundos do Fumip (Fundo Municipal de Iluminação Pública). No prazo de 90 dias, o parque ficará quatro vezes mais iluminado, passando dos atuais 90 pontos de luz para 347 novos pontos. Além da substituição e implantação de novos pontos, as lâmpadas serão mais eficientes, econômicas e com vida útil maior.
Fortunati destacou o trabalho da prefeitura através do projeto Parque Iluminado: Eu Curto. Eu Cuido., que tem como objetivo qualificar a iluminação dos parques e praças da cidade, dando maior sensação de segurança para que a população se apodere dos espaços urbanos. Além do Parcão e da praça da Encol, que já recebeu melhorias, o prefeito lembrou que o projeto prevê para 2015 investimentos nos parques Farroupilha (Redenção), Marinha do Brasil, Mascarenhas de Moraes e em mais 30 praças.
Conforme o prefeito, junto com isso continua a busca de recursos para, num segundo momento, agregar à iluminação pública o cercamento eletrônico dos parques. “De forma gradativa, estamos buscando infraestrutura adequada para que o cidadão de bem possa conviver e se apropriar dos espaços urbanos”, afirmou.
“Era uma carência que o parque tinha e nos trazia problemas de segurança, por isso esse projeto é muito positivo. Estamos muito felizes”, destacou o presidente da Associação Moinhos Vive, Raul Agostini, afirmando que uma iluminação qualificada altera o perfil do frequentador.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Claudio Dilda, os projetos de qualificação da iluminação dos parques irão aumentar o tempo de utilização dos espaços pela população. De acordo com o secretário Mauro Zacher, a maior parte da iluminação dos parques existe há mais de 30 ou 40 anos e precisava ser qualificada. “Podemos dizer que iremos entregar um novo espaço para as pessoas, que poderá ser utilizado por muito mais tempo. Para este ano, a Secretaria Municipal de Obras e Viação já licitou obras de iluminação para 29 praças, totalizando 780 novas luminárias. Em 2014, 107 praças da Capital receberam 1.941 novos pontos de iluminação, com um investimento superior a R$ 4 milhões.
Dos 347 novos pontos de luz, 33 postes terão 12 metros de altura e contarão com 132 luminárias LED (sistema mais eficiente que as outras existentes no parque) de 250W. Outros 186 postes, com 4 metros de altura, contarão com luminárias decorativas de vapor metálico de 150W, e outros 14 postes, de 10 metros de altura, receberão projetores com lâmpadas de vapor metálico de 250W, além de um poste de 6 metros de altura, com uma luminária de 150W de vapor metálico.
Cotidiano