As micro e pequenas empresas do Paraná terão pelos próximos seis meses isenção na taxa de cadastramento de fornecedores para as compras públicas realizadas por meio do site licitacoes-e, do Banco do Brasil. Hoje, por exemplo, toda empresa que deseja participar de licitações eletrônicas do Estado têm que pagar uma taxa entre R$182 (para até 30 dias) e R$665 (para 12 meses) para concorrer nos certames.
“A isenção no pagamento vai estimular a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas e isso pode ajudar no equilíbrio econômico e estimular a geração de empregos e de renda em um período de dificuldades por conta da pandemia do coronavírus”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e vice-governador, Darci Piana.
Cadastro de fornecedor
Para solicitar a isenção, o empresário deve realizar o cadastro de fornecedor no site do Governo do Estado e no site do Bando do Brasil, após comparecer a uma agência do Banco, ainda que não seja cliente. O pedido deverá ser feito ao administrador da agência e as dúvidas podem ser tiradas na própria agência. Os pedidos são válidos para um semestre.
O superintendente do Banco do Brasil, Fabrício Casali Reis, destaca a relevância da medida no cenário de crise, que exige criatividade e alternativas. “O Banco do Brasil acredita que as micro e pequenas empresas são protagonistas para retomada da nossa economia. No sentido deste propósito, a isenção destas tarifas para os fornecedores contribuirá de forma significativa para o fortalecimento das MPEs no Paraná.”
O empresário pode conhecer melhor o cenário de licitações públicas em Comunidade Sebrae. Ao acessar, pode clicar na opção participar para receber informações de publicações na comunidade.