ENTRADA GRATUITA

Ospa Jovem finaliza o ano com apresentação especial e estreia nacional

Vencedores do concurso da Escola da Ospa serão os solistas da noite. apresentação ocorre no Complexo Cultural Casa da Ospa.

Concerto da Ospa Jovem - Foto: Vinícius Angeli/Divulgação Ospa
Concerto da Ospa Jovem - Foto: Vinícius Angeli/Divulgação Ospa

Com um programa que une o contemporâneo, o clássico e o natalino, a Ospa Jovem encerra seu ano com um concerto especial, nesta terça-feira (26), às 20h. Sob regência de Arthur Barbosa, a apresentação conta com a estreia nacional da peça “Evocaciones sobre Buenos Aires”, de Mauricio Charbonnier, e solos dos vencedores do concurso para solistas de 2023.

Assim, o espetáculo do grupo formado por estudantes do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) – acontece no Complexo Cultural Casa da Ospa. A entrada é gratuita.

Programa

Homenagem à capital argentina

O repertório da noite abre com uma obra inédita de Charbonnier, que, segundo o compositor, retrata a nostalgia e a melancolia da cidade de Buenos Aires. A cidade é, com efeito, marcada por influências do tango e da música latino-americana.

“Charbonnier tem bastante proeminência no meio latino-americano, e eu sou um grande incentivador de compositores latinos. Por também ser compositor, entendo que precisamos valorizar a música que é feita aqui”, destaca omaestro Arthur Barbosa.

A peça, que teve sua estreia mundial na Argentina, será, dessa forma, apresentada no Brasil pela primeira vez na Casa da Ospa.

Apresentação dos vencedores

Em seguida, na sequência do programa, os primeiros colocados do 2º Concurso Interno para Jovem Solista da Escola da Ospa, que ocorreu em 2023, serão responsáveis pelos solos da noite.

Giovani Leal, vencedor da categoria cordas, interpretará o “Romance Opus 85, para viola e orquestra”, de Max Bruch. Já Isaac Kroeff Lopes, destaque na categoria sopros, executará o “Concerto para Clarinete Nº 1 em Fá Menor”, de Carl Maria von Weber.

“É uma forma de valorizar e incentivar esses talentos, que são parte essencial da formação artística promovida pela Escola”, afirma Barbosa.

Parte final

Comemorando os 160 anos de nascimento de Alberto Nepomuceno, o programa incluirá a obra “Suíte Antiga – (Orquestração: Inácio Saldanha)” do compositor brasileiro. Além disso, para encerrar, os músicos transportarão o público ao universo natalino com a “Suíte Quebra-Nozes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, baseada no clássico conto.

Assim, o evento é uma oportunidade especial para prestigiar o talento e o empenho dos alunos da Escola que integram a orquestra. A Ospa Jovem, em sua atual formação composta exclusivamente por estudantes, iniciou suas atividades em 2014 e celebra o encerramento de suas comemorações de dez anos com este concerto.

Serviço

  • Concerto da Ospa Jovem
  • Quando: Terça-feira (26/11), às 20h
  • Onde: Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501)
  • Entrada gratuita 

A Ospa é uma fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).