Operação prende 32 pessoas envolvidas com tráfico de drogas sintéticas

Uma ação da Polícia Civil prendeu 32 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas sintéticas nesta quinta-feira (24), no Rio Grande do Sul e outros quatro estados. A Operação Reflexo teve, além da apreensão de drogas, o recolhimento das ruas de armas, munição, aparelhos celulares e veículos.
Conforme o delegado Thiago Lacerda, a investigação capitaneada pela 2ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, durou cerca de 10 meses. Foi identificada uma organização criminosa atuante em diversos estados brasileiros com foco principal no tráfico de drogas sintéticas.
“Os entorpecentes, em sua maioria vindos de fora do país, eram distribuídos em festas de música eletrônica a jovens de classe média e alta”, afirmou Lacerda. O delegado Mario Souza, Diretor de Investigações do Denarc, relatou que a organização criminosa tinha seus principais líderes em Balneário Camboriú (SC), de onde a droga era trazida para ser distribuída para os outros estados.
Segundo ele, o giro de dinheiro seria em torno de R$ 500 mil por mês. No Rio Grande do Sul, o foco da investigação se concentrou no Litoral Norte, onde as drogas eram comercializadas principalmente no período do verão, além da Capital e região metropolitana.
A ação desta manhã contou com a participação de 380 policiais civis dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, onde foram cumpridos mais de 80 mandados judiciais em 15 cidades. Após a finalização dos procedimentos de polícia judiciária, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.