Dois ferros-velhos localizados no bairro Passo das Pedras, na Zona Norte de Porto Alegre, foram alvo de uma ação integrada na manhã desta terça-feira (4). A “Operação Ferros-Velhos” foi criada há mais de um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação na Capital.
Hoje, um estabelecimento foi autuado por não possuir alvará de funcionamento e outro notificado após ter descumprido uma ordem de interdição, emitida pelos fiscais municipais no mês passado. Conforme a Lei Complementar 12/1975, os responsáveis terão até 30 dias para recorrer.
Segundo o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis, objetivo é intensificar cada vez mais este trabalho. “O fato de termos identificado uma reincidência reforça a necessidade de manutenção das ações, apesar da queda nos índices de furto e roubo de itens do patrimônio público”, afirma.
A ação mobilizou agentes da Guarda Municipal, DGF (Diretoria-Geral de Fiscalização), EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) e das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica e sinal de telefonia na Capital.
Denúncias
A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e de fiscalização. Informações sobre ações suspeitas podem ser repassadas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.