A Polícia Civil deflagrou hoje pela manhã a Operação “Barão” e prendeu preventivamente 21 pessoas, entre elas um menor de idade, acusadas de tráfico de drogas no município de Tapera, na região Norte do Rio Grande do Sul. Mais de 80 agentes da Polícia Civil participaram da investida policial, que investiga a quadrilha desde 2013.
Segundo a Polícia Civil, os traficantes são suspeitos comandar todo o tráfico do município, de fazer ameaças a moradores e de comprar veículos para que taxistas transportassem usuários para os pontos de venda de drogas. Foram apreendidos seis veículos – sendo que dois são táxis–, revólveres, dinheiro e drogas como maconha, crack e cocaína. Também foram apreendidos dois pés de maconha, um com mais de 2,5 metros de altura.
Conforme o delegado Marino Francheschi, a operação recebeu o nome de “Barão”, pois os criminosos autodenominavam “barões do tráfico de Tapera”. As prisões são preventivas pois há elementos concretos da participação dos envolvidos e provas são suficientes, segundo Francheschi.
Sete imóveis utilizados pela quadrilha estão com sequestro decretado pela Justiça. Os 20 suspeitos presos foram encaminhados para o presídio de Espumoso e o menor deverá ser encaminhado à Fase (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo) de Passo Fundo.