Um homem que fez 17 passageiros de um ônibus reféns na tarde desta terça-feira (12) na Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro (RJ), se entregou à polícia próximo das 18h. Os reféns foram liberados sem ferimentos e passam por atendimento para verificar seu estado de saúde e psicológico.
O criminoso foi identificado como Paulo Sérgio de Lima. Conforme a polícia, Lima era da Rocinha e, após comprar passagem em um guichê, tentava fugir para Juiz de Fora.
O agora detido ingressou em um ônibus da Viação Sampaio, que deixaria o Rio de Janeiro em direção a Juiz de Fora (MG), e que estava na plataforma central do terminal. Entre os reféns estavam crianças e idosos.
Sabe-se que, no transcorrer do sequestro, foram efetuados disparos de arma de fogo do lado de fora do ônibus. Duas pessoas ficaram feridas.
Um dos feridos foi atingido por três tiros. Um homem de 34 anos foi atingido no tórax e no abdômen e foi encaminhado para o Hospital Souza Aguiar em estado grave. Ele foi operado com sucesso e agora está em recuperação. O outro ferido também foi levado em estado mais leve a uma unidade de saúde privada.
As forças de segurança, lideradas pelo BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), trabalharam no salvamento dos reféns. Também a SAMU e os Bombeiros foram acionados e estiveram de prontidão. A rodoviária foi evacuada e isolada. O processo todo durou cerca de três horas.
Nas primeiras tentativas de negociação, o sequestrador fez ao menos dois disparos em direção aos policiais. Mas ninguém ficou ferido.