O calor intenso deve seguir predominando no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Devido às altas temperaturas, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta amarelo, de perigo potencial.
A advertência aponta temperaturas acima da média esperada para esta época do ano. As condições adversas, com máximas 5ºC acima do normal, devem permanecer no Estado até, pelo menos, quarta-feira (13).
As áreas em alerta são Fronteira Oeste, região da Campanha, região Central, região Noroeste e região Norte. No entanto, isso não quer dizer que nas outras regiões do RS as temperaturas não serão elevadas.
O que diz a previsão do tempo
Nesta segunda-feira (11), o tempo vai continuar estável no Rio Grande do Sul, com altas temperaturas na maioria das regiões no período da tarde. As máximas irão variar na casa dos 29 aos 35°C.
Na terça-feira (12), ainda conforme a Sema, o tempo permanece firme em praticamente todo o Estado. Contudo, há condições para pancadas de chuva com trovoadas no extremo Sul. Com a massa de ar quente ganhando força, as temperaturas máximas sobem mais em comparação aos dias anteriores e ficam em torno dos 31 aos 36°C.
A tendência é que as chuvas pontualmente fortes retornem ao Sul e fronteira com o Uruguai na quarta-feira (13). Mesmo assim, o calor deve aumentar ainda mais em território gaúcho.