Onda de ataques terroristas em Paris deixam ao menos 100 mortos

Pelo menos 100 pessoas foram mortas em ataques terroristas em Paris (França), nesta sexta-feira (13), quando explosões e tiroteios foram ouvidos perto de um estádio, onde ocorria uma partida de futebol entre França e Alemanha, e ao menos outros três locais, segundo a agência de notícias France Presse.
>>> Confira todas as notícias sobre os atentados em Paris
Segundo emissoras de TV francesas, foram 6 tiroteios e três explosões. A TV britânica Sky News fala em 140 vítimas.
Mais de 100 pessoas foram feitas reféns na casa de shows Bataclan Concert Hall. Conforme a RFI (Rádio França Internacional), seriam três atiradores. Em meio ao show, todos começaram a se jogar no show, assustados.
Atiradores gritavam as palavras “Alá”, ‘Síria” e “revanche”, conforme a imprensa local. Ainda não há informações do número total de mortos.
Uma testemunha disse ter ouvido tiros enquanto andava em uma rua no distrito 10 de Paris, perto da Praça da República, local onde ficava a revista Charlie Hebdo, atacada em janeiro por terroristas islâmicos. Quando ele chegou do lado de fora de um restaurante viu corpos no chão. Eram três vítimas, segundo ela.
O presidente francês, François Hollande, e seu ministro do Interior deixaram o jogo entre as duas seleções por questão de segurança, declarou uma autoridade.

Brasileiros são feridos no ataque

Conforme o vice-cônsul do Brasil na França, dois brasileiros, um homem e uma mulher foram feridos nos atentados. Brasileira atingida na mão, já foi atendida. Brasileiro passa por cirurgia, conforme Embaixada do Brasil na França.
Como símbolo do “luto”, luzes da Torre Eiffel foram apagadas. Todas as estações de metrô form fechadas. Algumas linhas de ônibus e trens foram suspensas. Táxis da capital francesa fazem corridas de graça.

Manifestações de apoio

Nos Estados Unidos, luzes nas cores da bandeira francesa (vermelho, azul e branco) foram acesas como forma de apoio. Em Nova York, a ação ocorre no World Trade Center e Empire State.
Já em Porto Alegre, na Capital gaúcha, a direção do Internacional ilumina as membranas do Estádio Beira-Rio, também, com as cores da bandeira francesa.

Sábado com toque de recolher

A prefeitura da cidade de Paris decretou toque de recolher depois das explosões e tiroteios em pontos da cidade, ocorridos na noite desta sexta-feira (13).
No sábado (14), anunciou no Twitter a prefeitura, todos os equipamentos da cidade estarão fechados: escolas, museus, bibliotecas, ginásios, mercados, clubes.
“Para os que estão em suas casas, perto ou no lugar do trabalho, recomenda-se não sair. Aos estabelecimentos públicos que reforcem sua segurança e que acolham aqueles que precisem”, publicou a prefeitura em seu site. Também foi solicitado à população que interrompa qualquer evento social em curso.