Olimpíada Rio 2016 tem mais de 2,7 milhões de ingressos vendidos

O Comitê Organizador Rio 2016 informou nesta terça-feira (2) ter vendido 2,75 milhões de ingressos para a Olimpíada, que será disputada em agosto. O montante equivale a 74% da meta de arrecadação financeira estimada para os jogos. A organização não informou a quantidade de entradas colocadas à venda para as competições entre 5 a 21 de agosto.
Já para a Paralimpíada, saíram 330 mil ingressos, um pouco a menos que a expectativa do Comitê Rio 2016. “Estamos envolvidos em várias ações de marketing para aumentar a saída de ingressos”, disse o porta-voz e diretor executivo de Comunicação e Engajamento do Rio2016, Mário Andrada. As disputas paralímpicas ocorrem de 7 a 18 de setembro.
Os estados que registraram maior compra de tíquetes foram Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, além do Distrito Federal. O Paraná se destacou também na compra de ingresso para as competições paralímpicas.
As modalidades olímpicas mais procuradas são futebol, basquete, vôlei, atletismo e handebol. Ainda estão disponíveis ingressos para cerimônia de encerramento, decisão do basquete feminino, final do futebol feminino e semifinais do handebol masculino e feminino, por exemplo. Entre as competições para atletas com deficiência, ainda há vagas para o vôlei sentado e o basquete em cadeira de rodas. Os preços dos ingressos variam entre R$ 10 e R$ 100.
Para comprar os tíquetes – que são vendidos de forma direta (sem sorteio) – é preciso acessar o site do Comitê Organizador e se cadastrar. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito, da bandeira Visa, ou outros mecanismo de pagamento virtual. A partir de junho de 2016, os ingressos restantes serão colocados à venda nas bilheterias.

Tocha Olímpica

O Brasil receberá a chama olímpica em 27 de abril, em uma cerimônia em Atenas, no Estádio Panatenaico. Depois, a tocha passa pela Suíça, onde fica em exposição. Em 3 de maio, desembarca em Brasília, antes de passar por Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. O cronograma completo, com todas cidades por onde a chama passará no Brasil, será divulgado depois do carnaval.

Voluntariado

O Comitê Rio 2016 ainda está com processo de seleção aberto. A organização busca motoristas para conduzir autoridades, além de tradutores e intérpretes que falem árabe, japonês ou coreano. Ao todo, cerca de 50 mil pessoas vão trabalhar gratuitamente nos eventos.
Para as cerimônias de abertura e encerramento, vagas para voluntários também estão abertas.