Cotidiano

BM faz buscas a oito presos que fugiram de penitenciária em Venâncio Aires

O grupo conseguiu serrar as grades das celas e, após chegar ao pátio da cadeia, eles usaram cobertores para pular um muro. Nenhum foi recapturado.

Oito apenados da PEVA (Penitenciária Estadual de Venâncio Aires) fugiram da galeria C na madrugada desta terça-feira (18). O grupo conseguiu serras as grades das celas e, após chegar ao pátio da cadeia, usaram cobertores para pular um muro.

Conforme a Brigada Militar, a fuga ocorreu por volta das 3h da manhã. Brigadianos que fazem a guarda do presídio em apenas duas das quatro guaritas da penitenciária tentaram evitar a fuga, mas não conseguiram. Os oito detentos fujões se esconderam em áreas de matagal próximas da penitenciária.

Há suspeita que outras pessoas tenham auxiliado na fuga da PEVA, que fica localizada na altura do quilômetro 69, da RSC-287. Conforme a Brigada Militar, a maioria dos criminosos são de Cachoeira do Sul, mas há também de General Câmara, Teutônia, Taquari e Canoas.

Os fugitivos foram identificados como sendo Jair Rodrigo Viana da Silva; Jonilson Olegário dos Santos; Leandro da Silva Mendes; Luciano Freitas Saldanha; Luiz Natanael Nunes Paz; Marcelo Gomes Rosales; Rafael Corrêa da Silva e Saimon Fortes da Silva. Eles cumprem penas desde roubo e furto qualificado, passando por tráfico de drogas e até por homicídio.

Buscas são realizadas por policiais do 23º BPM (Batalhão de Polícia Militar) com homens de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Candelária. As buscas estão concentradas em Vila Mariante e Estância Nova. Nenhum fugitivo foi preso até agora.

Esta é a primeira fuga na história da recente Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, que foi inaugurada em 2015. A cadeia abriga atualmente 497 detentos.