VAGAS LIMITADAS

Oficina de Choro abre vagas gratuitas para novos alunos

A Oficina de Choro nasceu com o objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país

Foto: André Feltes/Divulgação

A Oficina de Choro está com vagas abertas para novos alunos. O projeto de educação musical oferece aulas gratuitas semanais no Instituto Ling, em Porto Alegre, voltadas à composição em conjunto e à prática de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, trompete e clarinete, além do canto.

As inscrições não têm custo e podem ser feitas até o dia 7 de março aqui neste link. Os interessados podem se matricular em duas disciplinas. A primeira é a de Composição Coletiva, para pessoas com ou sem experiência, que ocorrerá sempre nas quartas-feiras, das 14h às 16h.

Na classe, são apresentadas diversas formas e estruturas de composição de choros, mostrando os ritmos componentes do gênero, suas cadências harmônicas, estruturas melódicas e formas. Depois, são desenvolvidas técnicas de composição, e os alunos são incentivados a criar melodias coletivamente.

“Os resultados têm sido muito bons. Temos composto mais de 20 músicas coletivas por ano, que integram o repertório oficial das apresentações da Orquestra de Choro, formada pelos alunos da oficina”, conta Mathias Pinto, professor, coordenador e diretor artístico da oficina.

A segunda turma é de Prática de Conjunto, que tem como pré-requisito a leitura de cifras, com encontros aos sábados, também das 14h às 16h. Nas aulas, os integrantes são combinados em pequenos grupos, com diferentes instrumentos, para tocar e praticar um repertório diverso da música de choro.

Em 2024, as aulas iniciam no dia 9 de março e se estendem até o dia 14 de dezembro. As vagas são limitadas, e os interessados serão submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical. Para participar, é necessário ter um instrumento musical para a prática.

Sobre a Oficina de Choro

Criada há 20 anos, a Oficina de Choro nasceu com o objetivo ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, o ensino da música de choro e o incentivo a novos compositores.

O projeto vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul, além de se destacar como um dos maiores voltados ao ensino de choro no Brasil, já tendo formado mais de mil alunos.

Serviço

Oficina de Choro | Matrículas abertas para 2024

  • Voltado a públicos de todas as idades, o curso é oferecido gratuitamente, com aulas presenciais no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)