Obras da ciclovia da avenida Érico Veríssimo iniciam nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira, dia 28, a construção de uma ciclovia da avenida Érico Veríssimo. Serão 500 metros de extensão, interligando as ciclovias já existentes da rua José do Patrocínio e avenida Ipiranga. A ciclovia vai iniciar na Praça Garibaldi, seguindo pelo canteiro central da Érico Veríssimo, até a Ipiranga.
As obras devem durar 60 dias e serão feitas por meio de contrapartidas da construtora Goldztein Cyrela, que está construindo um complexo de prédios na Avenida Loureiro da Silva. As contrapartidas, normalmente, são feitas na própria região que será atingida pelo empreendimento.
A pista, projetada pela EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre) atenderá ao mesmo padrão das ciclovias já existentes e terá mão-dupla (bidirecional). Para a realização da obra, não será extraída nenhuma árvore da praça ou da avenida. A ciclovia trará uma novidade: por ser construída no canteiro central, a pista não será pintada inteiramente com tinta vermelha.
A empresa planeja aumentar o número de ciclovias através de mais contrapartidas dos novos empreendimentos. Até o fim do ano a EPTC pretende expandir a ciclovia da Érico Veríssimo até a Rua José de Alencar, seguindo pela José de Alencar e Parque Marinha do Brasil, criando uma ligação com a ciclovia da Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
Ciclorrota – Com a conclusão da ciclovia da Erico Verissimo, os ciclistas da Capital terão uma ciclorrota de 18,5 quilômetros de vias exclusivas para quem utiliza bicicleta, interligando os bairros Bom Fim (rua Vasco da Gama, Barros Cassal e João Telles), Centro Histórico (via Redenção e acessando a avenida Loureiro da Silva), Cidade Baixa (rua José do Patrocínio), Azenha (avenida Ipiranga), orla do Guaíba (avenida Edvaldo Pereira Paiva; ciclovia em fase de conclusão) até o Cristal (av. Diário de Notícias, Chuí e Icaraí). Em todos os pontos citados, é possível utilizar as bicicletas compartilhadas nas estações do BikePoa.

Atualmente, Porto Alegre conta 18 ciclovias e mais de 25 quilômetros de vias exclusivas aos ciclistas.