A obesidade é uma comorbidade que atinge cada vez mais pessoas no Brasil, aponta levantamento. E cada vez mais surge mitos sobre emagrecimento.
De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2023, a previsão é de que no País até 2035, 41% da população adulta conviva com a doença e que o crescimento anual na população infantil atinja o alto nível de 4,4% – em comparação, os Estados Unidos apresentam uma taxa de 2,4%.
Ainda é mais preocupante quando falamos de jovens que em 2022, 9% dos brasileiros com idade entre 18 e 24 anos tinham índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30, o que configura obesidade.
Já em 2023, esse percentual saltou para 17,1% – um aumento de 90%, segundo dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel).
Em prol da conscientização e da busca da saúde, em 4 de março é celebrado o Dia Mundial da Obesidade, que busca trazer clareza sobre o tema, como a alimentação certa, exames de rotinas, exercícios físicos e muitos outros.
Algumas fake news e mitos ainda são amplamente divulgados na internet e no cotidiano, por isso Sylvia Ramuth, especializada em emagrecimento saudável, alerta que é preciso tomar cuidado com receitas milagrosas e desvenda algumas informações. Confira:
Substituir refeições por frutas é saudável?
“Não, refeições exclusivamente de frutas podem deixar de fora macro e micronutrientes importantes para o corpo. Outro fator é que existem frutas com bastante carboidratos e calorias que podem atrapalhar, e muito, uma estratégia para perder peso”, alerta.
Água com limão emagrece?
Apesar de não ajudar a perder peso, vale a pena manter este hábito para uma vida mais saudável. “Bem gelada e no calor, a água com limão é uma delícia e faz muito bem para saúde, só que na prática ela sozinha não emagrece. Apesar de ser um mito, a fruta é rica em vitamina C e outros nutrientes que auxiliam na imunidade”, esclarece Sylvia.
Chás emagrecem?
Quando o assunto são os chás, sem uma alimentação saudável, os chás não emagrecem. “Apesar disso, uma infusão de hortelã, hibisco e camomila, por exemplo, podem colaborar com o bem-estar e a saúde. No entanto, é preciso tomar cuidado com receitas milagrosas, já que elas não existem, e com a dosagem e a frequência do consumo”, explica.
Programas de emagrecimento funcionam?
“Verdade, desde que sejam realizadas em clínicas sérias e que se guiem em pesquisas científicas sobre emagrecimento saudável”, finaliza.