Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na quarta-feira passada (14), a cheia de rios e ventos fortes de hoje (20) em algumas cidades deixam ao menos 55 mil clientes das três concessionárias de energia gaúchas sem fornecimento de energia elétrica. O maior número de afetados segue sendo na área da AES Sul, com mais de 35 mil clientes sem luz.
A empresa alega que os “temporais provocaram danos, como postes quebrados, cabos partidos, transformadores queimados, galhos e árvores caídos sobre a rede”. “Esses atendimentos exigem equipes de caminhão e são naturalmente mais demorados”, justificou a AES Sul pelo Twitter.
Além dos danos na rede, 74 clientes de Sapiranga sofrem pela falta de energia devido ao furto de um transformador em uma área que está alagada desde o início dos temporais, na quarta-feira (14). Conforme relato da AES Sul, que comunicou o ocorrido à Polícia, os técnicos só conseguiram chegar ao local do transformador desligado e religar energia hoje, seis dias após o temporal. “No entanto, a normalização do fornecimento de energia, que poderia ser imediata, só poderá ser feita após a conclusão da obra [de instalação de um novo transformador].”
Nas outras duas concessionárias de energia do RS, cerca de 20 mil clientes estão às escuras, conforme último balanço das empresas. São 17,5 mil clientes da RGE (Rio Grande Energia), que estão com o serviço interrompido principalmente em Caxias do Sul, Nova Prata e Taquara.
Na área da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), mais de 2,8 mil pontos estão com o fornecimento cortado por segurança para prevenir choques. São cerca de 1 mil pontos na região das Ilhas do Guaíba e mais 1,8 pontos em Pelotas, também em áreas alagadas do município do Sul do Estado.
Cotidiano