Um novo levantamento da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta quinta-feira (17), aponta dois novos municípios da Região Norte na lista dos que registraram danos devido a temporais de granizo que, desde ontem, atingem o Estado. Em Sarandi, 300 famílias tiveram suas residências danificadas, enquanto em Ronda Alta, 30 casas foram afetadas.
Ao todo, de acordo com dados oficiais da Defesa Civil, 24 municípios registraram queda de granizo até o momento. Desses, seis tiveram danos em áreas urbanas e rurais. Segundo as coordenadorias regionais, 850 famílias foram atingidas. Elas receberam auxilio das prefeituras e Defesa Civil locais, com lonas e material de apoio.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue alertando para riscos em algumas regiões e municípios. A previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até a próxima semana. Qualquer informação ou pedido por ser repassado ao Codec (Centro de Operações da Defesa Civil), pelo telefone 199, que atende 24 horas.
Tremores
Entre a noite de quarta e o início desta quinta-feira também foram registrados tremores de terra em diversos municípios gaúchos, como Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, Torres, Santa Maria e Tramandaí, sem registro de danos até o momento. Conforme o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), o tremor sentido nas cidades do Sul é reflexo do terremoto ocorrido nesta quarta-feira (16) no Chile.
Municípios com danos causados pelo granizo
Gravataí – 350 famílias atingidas (três pessoas feridas)
Sarandi – 300 famílias atingidas
Paverama – 70 famílias atingidas
Santana do Livramento – 60 famílias atingidas
Bagé – 40 famílias atingidas
Sarandi – 30 famílias atingidas
Cotidiano