Cinco municípios gaúchos serão beneficiados pelo novo plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Governo Federal, que construirá 100 novos campi em todas as 27 unidades da Federação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o anúncio em evento nesta terça-feira (12) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Além de Porto Alegre, as cidades de Caçapava do Sul, Gramado, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga foram escolhidas para receber as novas unidades. Juntos, a capital gaúcha e os quatro municípios somam mais de 1,65 milhão de habitantes.
Em Caçapava do Sul, o novo IF será o primeiro a ser construído na cidade. Nas outras, os campi chegam para ampliar a cobertura. São 44 unidades da rede, distribuídas em 41 cidades gaúchas.
Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos oferecidos nas unidades são gratuitos.
Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada — ou seja, junto ao ensino médio.